Apresentação Promoção e Apoio Dados Catalográficos Comissões Objetivos Eixos Temáticos Local Outras Informações
Autores Trabalhos Comunicações Relatos de Experiências Pôsteres Mesa-redonda Palestras Programação Créditos
ÍNDICE DE MESAS-REDONDAS

TÍTULO TRABALHOS ÁREAS AUTORES CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO RESUMO DAS MESAS
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ESCOLAR: INTERVENÇÃO NAS PROBLEMÁTICAS DO COTIDIANO ESCOLAR 1 - A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

2 - O PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS ENFRENTADOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇA

3 - A GESTÃO DA EDUCACÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E O TRABALHO DO PEDAGOGO ESCOLAR NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: COMPROMISSOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
1 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

2 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

3 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação
1 - Daniele Saheb - PUCPR

2 - Andreia Zanlorenzi

3 - Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato
1 - Maribel Manfrim Rohden - NENHUMA

 
3 - Angela Denise Stemberg Cardozo






A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL 1 - O ENSINO RELIGIOSO COMO CIÊNCIA ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA

2 - CURSOS DE PEDAGOGIA E ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – REFLEXÕES PROPOSITIVAS

3 - FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO: SOCIALIZAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RS
1 - Ensino Religioso

2 - Ensino Religioso

3 - Ensino Religioso
1 - Claudino Gilz - FAE

2 - Lourival José Martins Filho - UDESC

3 - Remí Klein
 
 
 






A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR E SEU REFLEXO NO ENSINO 1 - O BURNOUT DOCENTE E SEU REFLEXO NO ENSINO

2 - ESTRESSE E ENGAGEMENT NO TRABALHO DOCENTE

3 - RESILIÊNCIA DO EDUCADOR E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Ana Maria Teresa Benevides-pereira - PUCPR

2 - Paulo Cesar Porto Martins - UP

3 - Pedro Guilherme Basso Machado - UAM
 
2 - Cloves Antonio de Amissis Amorim - PUCPR

 






AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE ATLAS.TI PARA ANÁLISE QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS 1 - AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE ATLAS TI PARA ANÁLISE DOCUMENTAL

2 - AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE ATLAS TI PARA A ANÁLISE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA ESCRITOS

3 - O ATLAS.TI PARA A ANÁLISE DE FOTOS NA PESQUISA QUALITATIVA: UMA DISCUSSÃO ILUSTRADA SOBRE OS MÉTODOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO
1 - Comunicação e Tecnologia

2 - Comunicação e Tecnologia

3 - Comunicação e Tecnologia
1 - Dagmar Heil Pocrifka - UFPE

2 - Tania Lucia de Araujo Queiroz - UFPE

3 - José Ricardo Mendonça - UFPE
1 - Ana Beatriz Gomes Carvalho - UFPE
Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau - PUCPR

2 - Patricia Smith Cavalcante

3 - Rita de Cássia Braga de Melo
Maria Auxiliadora Soares Padilha






AS PRÁTICAS EM CRECHE COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS: AS DIMENSÕES QUE ENVOLVEM A AÇÃO DOCENTE 1 - NOS ESPAÇOS E NAS CONVERSAS O QUE É VALORIZADO NA CRECHE? AS FAMÍLIAS RESPONDEM

2 - AS ROTINAS COM BEBÊS E A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

3 - RELAÇÕES TEORIA E PRÁTICA POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BEBÊS
1 - Educação da Infância

2 - Educação da Infância

3 - Educação da Infância
1 - Letícia Veiga Casanova - UNIVALI

2 - Ana Paula Rudolf Dagnoni - UNIVALI

3 - Sandra Cristina Vanzuita da Silva - UNIVALI
 
 
 






AS VÁRIAS FACES DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS NOS HOSPITAIS 1 - OS SILÊNCIOS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PEDAGOGIA HOSPITALAR SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS

2 - INTERNAÇÕES RECORRENTES: A PRÁTICA PEDAGÓGICA HOSPITALAR E O CURRÍCULO ESCOLAR

3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NAS CLASSES HOSPITALARES NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA
1 - Pedagogia hospitalar

2 - Pedagogia hospitalar

3 - Pedagogia hospitalar
1 - Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula - UFES

2 - Angela Regina Ramalho Xavier - SEED-PR

3 - Maria Celeste Ramos da Silva - IUNI
 
 
 






AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS EM TEMPO DO SINAES 1 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM TEMPO DAS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIACÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

2 - A ATUAL POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS INTERVENÇÕES E INTERFERÊNCIAS NO CURRÍCULO

3 - OS RANKINGS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INICIATIVAS, RUPTURAS E CONTINUIDADES
1 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

2 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

3 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação
1 - Mônica Piccione Gomes Rios - UNOESC

2 - Klinger Luiz de Oliveira Sousa - UMC

3 - Adolfo Ignacio Calderón - PUC - CAMPINAS
 
 
3 - Heloísa Poltronieri - PUC - CAMPINAS
Regilson Maciel Borges - PUC - CAMPINAS






CONSIDERAÇÕES SOBRE O BULLYING NA ESCOLA E O CRESCIMENTO DO CIBERBULLYING NO MEIO SOCIAL 1 - BULLYING NA ESCOLA: UM ESTUDO COM ALUNOS E PROFISSIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS

2 - AS REDES SOCIAIS E O CYBERBULLYING

3 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE O BULLYING NO ESPAÇO DO TRABALHO DOCENTE
1 - Violências nas escolas

2 - Violências nas escolas

3 - Violências nas escolas
1 - Joao Eloir Carvalho

2 - Cleber Mena Leão Junior -

3 - Jociane Emídia Silva Geronasso - PUCPR
 
 
3 - Romilda Teodora Ens - PUCPR






DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, IDENTIDADE PROFISSIONAL E TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MOVIMENTO 1 - DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO (PARFOR) ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES-ESTUDANTES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONSTITUIÇÃO

2 - “PROFISSÃO SOFRIDA”, “AULAS PRÁTICAS INSUFICIENTES”, “FAZER A DIFERENÇA”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTURAS PEDAGOGAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE

3 - TRABALHO DOCENTE: DO OBJETO DADO AO ENCONTRADO. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (RS) DE DOCÊNCIA POR LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Maria de Fátima Barbosa Abdalla - UNISANTOS

2 - Rita de Cássia Pereira Lima - UNESA

3 - Márcia Cristina Dantas Leite Braz - UFRN
1 - Maria Angélica Rodrigues Martins - UNISANTOS
Ariane Franco Lopes da Silva - UNISANTOS

2 - Natalina Aparecida Laguna Sicca
Alessandra David

3 - Maria do Rosário de Fátima de Carvalho - UFRN






DEMANDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

2 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

3 - O PARADOXO INCLUSÃO-EXCLUSÃO: O DESAFIO DA SUPERAÇÃO DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Joana Paulin Romanowski - PUCPR

2 - Sandra Terezinha Urbanetz - IFPR

3 - Elton Ivan Schneider - UNINTER
 
 
 






DESAFIOS A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ANALISE DE ESTUDOS REALIZADOS ENTRE 1999-2009 1 - ANÁLISE DE ESTUDOS REALIZADOS ENTRE 1999-2009 SOBRE INTERAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS, CUIDAR E EDUCAR – DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2 - DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE ESTUDOS PUBLICADOS ENTRE 1999 E 2009.

3 - PROPOSIÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE ESTUDOS CIENTÍFICOS PRODUZIDOS DE 1999 A 2009
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo - UNESP - PRESID. PRUDENTE

2 - Célia Maria Guimarães - UNESP

3 - Daniele Ramos de Oliveira - UNESP - PRESID. PRUDENTE
 
 
 






EDUCAÇÃO ESPECIAL:TRAJETÓRIAS E PERCALÇOS DE PESQUISADORES INICIANTES 1 - AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM MOÇAMBIQUE E A ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA

2 - ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO ENSINO REGULAR

3 - AS PERSPECTIVAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
1 - Diversidade e Inclusão

2 - Diversidade e Inclusão

3 - Diversidade e Inclusão
1 - Luis Alfredo Chambal - PUC-SP

2 - Mirian Célia Castellain Guebert - PUCPR

3 - Ricardo Schers de Góes
 
 
 






FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL 1 - ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORAS DE BERÇÁRIO: EM FOCO O TRABALHO EDUCATIVO COM A LINGUAGEM MOVIMENTO

2 - A PRÁTICA PROFISSIONAL COMO EIXO AGREGADOR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESE–SANTARÉM-PT

3 - PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Lorena de Fatima Nadolny - PMC

2 - Célia Maria Guimarães - UNESP

3 - Valéria Silva Ferreira - UNIVALI
1 - Marynelma Camargo Garanhani - UFPR

2 - Pedro Guilherme Rocha dos Reis - UL

 






FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INFLUÊNCIA DAS TICS 1 - FORMAÇÃO CONTINUADA ALICERÇADA NO PARADIGMA INOVADOR COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

2 - IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: UM DILEMA OU DESAFIO NA EDUCAÇÃO?

3 - PROGRAMA AGRINHO: O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
1 - Comunicação e Tecnologia

2 - Comunicação e Tecnologia

3 - Comunicação e Tecnologia
1 - Edna Liz Prigol - PUCPR

2 - Marisilvia dos Santos - PUCPR

3 - Patrícia Lupion Torres - PUCPR
1 - Welington Bueno de Oliveira - PUCPR
Marilda Aparecida Behrens - PUCPR

2 - Suelen do Carmo dos Anjos Scarabotto - PUCPR
Elizete Lucia Moreira Matos - PUCPR

3 - Raphaela Ribas Lupion Gubert
Raquel Pasternak Glitz Kowalski - PUCPR
Claude Rene Tarrit - LILLE






FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTO PROFISSIONAL 1 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 - PRÁTICA PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL: NOVAS REALIDADES, NOVOS DESAFIOS

3 - FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE FORMADORES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Luciane Maria Schlindwein - UFSC

2 - Maria de Lurdes Dias de Carvalho - UMINHO

3 - Ida Regina Moro Milléo de Mendonça - SME-CURITIBA
 
 
3 - Vera Lucia Grande Dal Molin - SME-CURITIBA
Elizabeth Helena Baptista Ramos - SME-CURITIBA






 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DESSAS REPRESENTAÇÕES 1 - DA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO: DE ESTUDANTE À PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LEITURA DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL

3 - LEITURA: FENÔMENO PERTINENTE PARA INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Crislaine Maria Groxko

2 - Leila Cleuri Pryjma - UEL

3 - Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin - UEL
1 - Romilda Teodora Ens - PUCPR

 
 





FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRADA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 1 - A VISÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DOCENTES

2 - AVALIAÇÃO: DESMISTIFICANDO ALGUNS CONCEITOS

3 - OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS LICENCIATURAS
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Marli E. Dalmazo Afonso de André - PUC-SP

2 - João Luiz Gasparin - UEM

3 - Joana Paulin Romanowski - PUCPR
 
 
3 - Pura Lucia Oliver Martins - PUCPR






FORMAÇÃO, TRAJETÓRIA E IDENTIDADE DOCENTE 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS.

2 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE PDAGOGIA/2006: AANÇOS E RETROCESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS POLITICOS PEDAGOGICOS

3 - TRAJETORIAS DOCENTES: CONCEPÇÕES CRISTALIZADAS NA PRÁTICA
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Verônica Gesser - UNIVALI

2 - Marcia Aparecida Baldini

3 - Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos - UNIVALI
 
 
3 - Verônica Gesser - UNIVALI






NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMPETÊNCIAS E NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO 1 - CURRÍCULO, MOBILIDADE E COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS SUBJETIVIDADES ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL CONTEMPORÂNEA

2 - INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO

3 - MODELO DE AVALIAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR
1 - Comunicação e Tecnologia

2 - Comunicação e Tecnologia

3 - Comunicação e Tecnologia
1 - Maria da Graça Moreira da Silva - PUC-SP

2 - Ludhiana Bertoncello

3 - Nara Maria Bernardes Pasinato - PUCPR
1 - Maria Aparecida José

2 - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

3 - Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau - PUCPR






NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS 1 - O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS DA PERSPECTIVA DE GRADUANDAS(OS) DE PEDAGOGIA

2 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA IMPLANTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: A ESCOLA, UM ESPAÇO DE DIÁLOGOS?

3 - O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE TESES E DISSERTAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
1 - Educação da Infância

2 - Educação da Infância

3 - Educação da Infância
1 - Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha - PUC - CAMPINAS

2 - Maria do Carmo Jürgensen Lencioni - PUC - CAMPINAS

3 - Adriana Zampieri Martinati - PUC - CAMPINAS
 
2 - Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha - PUC - CAMPINAS

3 - Maria Salete Pereira Santos - PUC-CAMP
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha - PUC - CAMPINAS






O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: A PESQUISA E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM QUESTÃO 1 - ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA COMO PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

2 - O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS PEDAGOGOS ESCOLARES: A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA EM QUESTÃO

3 - A CONSTITUIÇÃO DO EU E O ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
1 - Práticas e Estágios nas Licenciaturas

2 - Práticas e Estágios nas Licenciaturas

3 - Práticas e Estágios nas Licenciaturas
1 - Maria Iolanda Fontana - UTP

2 - Marilia Marques Mira - SME-CURITIBA

3 - Daniele Marques Vieira - UTP
 
 
 






O USO PEDAGÓGICO DAS REDES SOCIAIS 1 - REDES SOCIAS: O TWITTER NA SALA DE AULA

2 - POSSIBILIDADES DO USO PEDAGÓGICO DAS REDES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO

3 - REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: O USO DO MYSPACE E ORKUT COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
1 - Comunicação e Tecnologia

2 - Comunicação e Tecnologia

3 - Comunicação e Tecnologia
1 - Suelen do Carmo dos Anjos Scarabotto - PUCPR

2 - Rosangela Gonçalves de Oliveira - IFPR

3 - Marisilvia dos Santos - PUCPR
1 - Carla Cristina Tosatto - PUCPR
Laurete Maria Ruaro - PUCPR
Patrícia Lupion Torres - PUCPR

2 - Luciane Hilu - PUCPR
Renata Pasine Rodero - PUCPR
Patrícia Lupion Torres - PUCPR

3 - Edilaine Vagula - PUCPR
Marlene de Oliveira - IFPR
Patrícia Lupion Torres - PUCPR






OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UFPR: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR, CURRÍCULO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2 - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO

3 - O CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO COMPARADO DE PROPOSTAS CURRICULARES
1 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

2 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

3 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação
1 - Thaís Pacievitch - PUCPR

2 - Michelle Fernandes Lima - UFPR

3 - Carmen Regina Oleski - UFPR
1 - Cleide Eurich Sohn - PUCPR
Gabriela Eyng Possolli - UFPR

 
3 - Evelyn Gonçalves da Costa Silva - UFPR






OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO 1 - UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

2 - TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS DO ENSINO INTEGRADO NO BRASIL

3 - ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE INFORMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ
1 - Comunicação e Tecnologia

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas
1 - Silmara Aibes dos Santos - PUCPR

2 - Mario Lopes Amorim - UFTPR

3 - Elaine Cristina Nascimento
 
 
 






PESQUISAS COM CRIANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS 1 - PESQUISAS COM CRIANÇAS: INSTRUMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA ESCUTA DOS PEQUENOS

2 - PESQUISA COM CRIANÇAS: O MOVIMENTO DO CORPO INFANTIL NA PEDAGOGIA DE PROJETOS

3 - PESQUISA COM CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA ANALISAR OS ENUNCIADOS INFANTIS
1 - Educação da Infância

2 - Educação da Infância

3 - Educação da Infância
1 - Rita de Cássia Martins - SME-CURITIBA

2 - Tatiane Lopes Monteiro - UFPR

3 - Viviane Maria Alessi - SME-CURITIBA
 
2 - Marynelma Camargo Garanhani - UFPR

 






POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E JUSTIÇA: ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS 1 - A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA E AS POLÍTICAS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA

2 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE.

3 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
1 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

2 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação

3 - Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação
1 - Divaneide Lira Lima Paixão - UCB

2 - Carlos Felipe de Freitas Rossi -

3 - Teresa Cristina Siqueira Cerqueira - UNB
 
2 - Tania Maria de Freitas Rossi -

 






POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CLASSE HOSPITALAR 1 - A EDUCAÇÃO HOSPITALAR E DOMICILIAR: A IDENTIDADE PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO SAREH/SEED/PARANÁ

2 - APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA ATIVIDADE DISTRIBUÍDA EM UM CURSO NA MODALIDADE RESIDÊNCIA HOSPITALAR

3 - CLASSE HOSPITALAR: ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS, NÃO FORMAIS E INFORMAIS
1 - Pedagogia hospitalar

2 - Pedagogia hospitalar

3 - Pedagogia hospitalar
1 - Claudinéia Maria Vischi Avanzini - SEED-PR

2 - Amália Neide Covic - UNIFESP

3 - Ana Lúcia Tarouquella Schilke - FMEN-RJ
1 - Thais Gama da Silva - SEED-PR

 
3 - Armando de Castro Cerqueira Arosa - UFRJ






PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS 1 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA MODERNA

2 - LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES EXISTENTES E POSSÍVEIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO

3 - LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
1 - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas

2 - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas

3 - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas
1 - Aliandra Cristina Mesomo Lira - UNICENTRO

2 - Heloisa Toshie Irie Saito - UEM

3 - Maria Angélica Olivo Francisco Lucas - UEM
 
 
 






PROFISSIONALIDADE, TRABALHO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS 1 - PROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES

2 - PROFISSIONALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO SEGMENTO

3 - O TRABALHO DOCENTE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Rejane Dias da Silva

2 - Ive Carina Rodrigues Lima Brasil - UCB

3 - Márcia de Souza Hobold - UNIVILLE
1 - Adelaide Alves Dias - UFPB
Sonia de Almeida Pimenta - UFPB
Marileide Maria de Melo

2 - Afonso Galvao

3 - Marli E. Dalmazo Afonso de André - PUC-SP






PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONSTITUIÇÃO E CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS 1 - AS REPRESENTAÇÕES NAS POLÍTICAS CURRICULARES: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A TEORIA DO DISCURSO

2 - ADESÃO A VALORES – CRIANÇAS E JOVENS DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

3 - UM ESTUDO EM REDE COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DAS SIMBOLIZAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Elizabeth Fernandes Macedo - UERJ

2 - Marialva Rossi Tavares - FCC

3 - Adelina de Oliveira Novaes - FCC
 
 
3 - Clarilza Prado de Sousa - Fcc - FCC
Lucia Pintor Santiso Villas Boas - Fcc






REFLETINDO A CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE DO PLANALTO CATARINENSE 1 - O CONTESTADO: A PRÁXIS EDUCATIVA DE UM MOVIMENTO SOCIAL

2 - QUANDO CHEGA A BELA ESTAÇÃO, CRIAMOS ASAS

3 - CULTURA, CURRÍCULO E SABERES: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO HUMANA, ACADÊMICA E PROFISSIONAL PARA ALÉM DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
1 - Cultura, Currículo e Saberes

2 - Cultura, Currículo e Saberes

3 - Cultura, Currículo e Saberes
1 - Geraldo Antônio da Rosa - UNIPLAC

2 - Carmen Lucia Fornari Diez - UNIPLAC

3 - Yalin Brizola Yared - UNIPLAC
 
 
3 - Geraldo Augusto Locks - UNIPLAC






RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL 1 - RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS DE PROFESSORES E REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

2 - CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

3 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS & EXPERIENCIA VIVIDA: REFLEXOES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE GRADUANDAS DE PEDAGOGIA DA UFV
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Vera Maria Nigro de Souza Placco - PUC-SP

2 - Sandra Maria de Azevedo Thomé -

3 - Marisa Barletto - UFV
1 - Marly das Neves Benachio

 
 






REPRESENTAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O PRESENTE EM GUERRA COM O PASSADO 1 - SOBRE A ARITMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO: PEDAGOGIA E MATEMÁTICA NA REPRESENTAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

2 - REPRESENTAÇÕES E CULTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

3 - HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS E A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
1 - Educação Matemática

2 - Educação Matemática

3 - Educação Matemática
1 - Wagner Rodrigues Valente - UNIFESP

2 - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR

3 - Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
 
 
 






REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 1 - ELEMENTOS DE UMA PROFISSIONALIDADE EM FORMAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA

2 - OS SABERES DO TRABALHO DOCENTE NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA

3 - ABORDAGEM LEFEBVREANA NO ESTUDO DA FORMAÇÃO DOCENTE: INTERFACE ENTRE “REPRESENTAÇÃO” E “REPRESENTAÇAO SOCIAL”.
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Maria do Rosário de Fátima de Carvalho - UFRN

2 - Márcia de Souza Hobold - UNIVILLE

3 - Sheila Roberti Pereira da Silva - UNIP
1 - Marileide Maria de Melo

2 - Marli E. Dalmazo Afonso de André - PUC-SP
Laurizete Ferragut Passos - PUC-SP

 






SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO DOCENTE 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SANTA CATARINA: O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES

2 - TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

3 - SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES E PAIS/RESPONSÁVEIS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Luciane Maria Schlindwein - UFSC

2 - Jully Fortunato Buendgens

3 - Aliciene Fusca Machado Cordeiro - UNIVILLE
1 - Maria Aparecida Lapa de Aguiar - UFSC
Maria Luiza de Souza e Souza

2 - Márcia de Souza Hobold - UNIVILLE

3 - Sônia Maria Ribeiro - UNIVILLE
Mariana Datria Schulze - UNIVILLE






TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES 1 - TRABALHO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS NO ENSINO SUPERIOR

2 - SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BREVE PANORAMA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA SUÉCIA

3 - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE EGRESSOS EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO DOCENTE
1 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

2 - Formação de Professores e Profissionalização Docente

3 - Formação de Professores e Profissionalização Docente
1 - Silvia Simao de Matos - UNIVILLE

2 - Sirlene Aparecida Fabris Costa - FURB

3 - Jane Mery Richter Voigt - UNERJ
1 - Márcia de Souza Hobold - UNIVILLE

2 - Rita Buzzi Rausch - FURB

3 - Aliciene Fusca Machado Cordeiro - UNIVILLE






“BRINQUEDO E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA” 1 - AMANHÃ É DIA DE BRINQUEDO! A FALA DE EDUCADORAS DE CRIANÇAS SOBRE O BRINQUEDO NA ROTINA DOS CMEI’S DE CURITIBA.

2 - BRINQUEDO E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA

3 - A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA INFÂNCIA: CORPO E MOVIMENTO COMO ESPAÇO PARA DISCUSSÃO E COMPREENSÃO DO BRINCAR
1 - Educação da Infância

2 - Educação da Infância

3 - Educação da Infância
1 - Nathália C Palhano Latuf - UFPR

2 - Cleomar Ferreira Gomes - UNEMAT

3 - Daiana Camargo - CSCJ
1 - Marynelma Camargo Garanhani - UFPR

 
3 - Silvia Christina Madrid Finck - UEPG