Apresentação Histórico Promoção e Apoio Dados Catalográficos Comissões Objetivos Grupos de Trabalho Local Outras Informações
Autores Trabalhos Comunicações Relatos de Experiências Pôsteres Mesa-redonda Palestras Programação Créditos
ÍNDICE DE RELATOS

| 1 | | 2 || 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 |
Didática: Teorias, Metodologias e Práticas
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
EU NÃO GOSTO DE LER” – A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Márcia de Souza - UNOCHAPECÓ Marina Serpa - UNOCHAPECÓ
Elizandra Deres da Silva - UNOCHAPECÓ
Graziely Rachelle - UNOCHAPECÓ
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TIC: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES Elza Tie Fujita - UEL Diene Eire de Mello Bortotti de Oliveira - UEL
Andressa Coelho Righi de Carvalho - UEL
Ariane Xavier de Oliveira - UEL
Letícia Vidigal - UEL
EXPERIMENTANDO A PROPOSTA LÚDICA COMO MÉTODO DE ALFABETIZAR E LETRAR Lais Regina Guerk - UEPG Erika Caroline Lemes de Paula - UEPG
Gisele Brandelero Camargo Pires - UEPG
EXPERIMENTOS PARA POTENCIALIZAR A AÇÃO DOCENTE:RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE FÍSICA DO PIBID/PUCPR Eduardo Quadros da Silva - PUCPR Franc Kragl Junior - PUCPR
Ulisses José de Faria Junior - PUCPR
Lucas Maximiliano Tomé - PUCPR
Katielle Aparecida Turco Barauce - PUCPR
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR TÓPICOS DE ASTRONOMIA DO CURRÍCULO MÍNIMO ESTADUAL DE FÍSICA DO RIO DE JANEIRO Adriana Oliveira Bernardes - SEEDUC-RJ  
GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA PARA A VIDA Raisa Feitosa de Oliveira - IFMA Deuzilene Marques Salazar - IFMA
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA SALA DE RECURSOS Andréia Belusso - UFFS Maiara Fantinelli - UFFS
Julio Murilo Trevas dos Santos - UFFS
HNB: PROGRAMA DE ESTUDOS PARA UNIVERSITÁRIOS Eduardo Quadros da Silva - PUCPR  
INDISCIPLINA NA ESCOLA: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão - UFPE Fernanda Maria da Silva - UFPE
Lavinia de Melo e Silva Ximenes - UFPE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO Evanize Custódio Rodrigues - SEED-PB  
INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RETRATO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ATORES EDUCACIONAIS Dinamara Pereira Machado - PUC-SP Andréa Garcia Furtado - FARESC
Paula Cristina dos Reis - UFPR
Viviane Schueda Stacheski - FARESC
INTERAÇÃO GRUPAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO Karina Silva Molon de Souza - UFSM Leila Adriana Baptaglin - UFSM
Andressa Wiebusch - UFSM
Thais Pulgatti Trindade - UFSM
Karla Madrid Fonseca - UFSM
INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: A PARTIR DAS OFICINAS DO JOGO Izabel Cristina Lobato - PMC Camila Marta de Almeida - PMC
JOGOS E DESAFIOS: O LÚDICO NA MATEMÁTICA Simone de F. S. da Silva Pyziak - SME-SãO JOSé DOS PINHAIS Manoela Soares - SME-SãO JOSé DOS PINHAIS
Karla Morais dos Santos - SME-SãO JOSé DOS PINHAIS
LEITURA E RELEITURA DE IMAGENS: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO VISUAL CRÍTICA. João Paulo Baliscei - UEM Teresa Kazuko Teruya - UEM
NOVOS TALENTOS: A FEIRA ECOLÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO Vanessa Bezerra Dias - UFPEL Greice Hartwig Schwanke Peil - UFPEL
Aline Gonzalez Saller - UFPEL
O CINEDEBATE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO GRADUANDO Jamile Cristina Ajub Bridi - FACECLA Elaine Cristina Gonçalves - FACECLA
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA:CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS NARRATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Veronica Branco - UFPR Rosangela Valachinski Gandin - UFPR
O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA Joeliza Nunes Araujo - UEA  
O IMPACTO DO PIBID NA MINHA CARREIRA COMO PROFESSORA Monica de Araujo Branco - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias Maria Celiana Pinheiro Lima - IFRJ
Marco Aurélio da Conceição Correa - IFRJ
Luiz Carlos Reis da Silva Filho - IFRJ
O PIBID NA ESCOLA: VIVENCIANDO ESTRATÉGIAS E MÉTODOS PARA ALFABETIZAÇÃO Marta Borges - UEPG Janaina Karla Zeitamer de Souza - UEPG
Gisele Brandelero Camargo Pires - UEPG
Edina Mazepa - UEPG
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA REFLEXÃO DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA NA PRATICA DOCENTE Alexandre Godoy Dotta - PUCPR Glauber Sartori - UTFPR
José Osmar Carolino da Silva -
O PROCESSO INICIAL PARA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE UM GRUPO FOCAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Genaldo Luis Sievert - PUCPR  
O USO DAS DOBRADURAS COMO FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Elizete Maria Possamai Ribeiro - IFC-SOMBRIO Micheli Pinheiro Teresa - IFC-SOMBRIO
O USO DO GÊNERO FÁBULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Genaldir Rocha de Oliveira Barros - UNEAL Lisiane da Silva Oliveira - UNEAL
Raulene Gomes da Silva - UNEAL
Elizete Santos Balbino - UNEAL
O USO DO JORNAL COMO SUPORTE À APRENDIZAGEM Janete Aparecida Guidi - UEM  
O USO DO SOFTWARE SCRATCH NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E NA INTERAÇÃO CONSTRUTIVISTA DOS ALUNOS Ariane Mileidi Pazinato - UPF Adriano Canabarro Teixeira - UPF
OFICINAS DO JOGO: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Ciro Goda - Escola Básica Donicia Maria Costa Vinicius Zeilmann Brasil - UFSC
OLHARES SOBRE A ESCOLA: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA E DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Elaine Cristina Soares Surmacz - UNIOESTE-PR Rosana Cristina Biral Leme - UNIOESTE
Wanda Terezinha Pacheco dos Santos - UNICENTRO
PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTERAÇÃO ENTRE PARES: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO PARA A APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA NO CURSO DE DIREITO. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno - UNISAL Sonia Maria Ferreira Koehler - UNISAL
Antonio Sávio da Silva Pinto - UNISAL
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Cláudia Lúcia Alves - UFPI Francisca Maria da Silva - FUNDAÇÃO PADRE ANTONIO DANTE CIVIERO
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: RELATO DE UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Rosiane de Fátima Ponce - UNESP  
PIBID NA ESCOLA: A IMPORTANTE TROCA DE SABERES NA RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA Sandra Maria de Oliveira - UEPG Gisele Brandelero Camargo Pires - UEPG
PIBID/PEDAGOGIA- PLANEJAMENTO DE AULA:EXIGÊNCIA BUROCRÁTICA OU OTIMIZAÇÃO DO ENSINO? Adriana Cristina de Sousa Farias - UNEAL Franciele Pontes Soares - UNEAL
Weslane Alves dos Santos - UNEAL
Cristina Maria Bezerra de Oliveira - UNEAL
Kyvia Camilla Pinheiro dos Santos - UNEAL
PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA COM HERÓIS DE PAPEL E LEITORES AVENTUREIROS Carla Gabriele Viccini - UTFPR  
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO BÁSICO Fernando Cesar Sossai - UNIVILLE Viviane de Souza Miranda - UNIVILLE
Neide dos Santos Pereira da Silva - UNIVILLE
Ana Maria Quintino - UNIVILLE
Claudete Aparecida Sardagna - UNIVILLE
PRÁXIS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL POR TERRITÓRIOS ESCOLARES Édina Mayer Vergara - UFPR-LITORAL Mauricio Cesar Vitoria Fagundes - UFPR-LITORAL
Paulo Gaspar Graziola Junor - UFPR-LITORAL
Silvana Cassia Hoeller - UFPR-LITORAL
Suzana Cini Freitas Nicolodi - UFPR-LITORAL
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR Marilda Aparecida Behrens - PUCPR Glauber Sartori - UTFPR
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP: O ESTÁGIO EM DEBATE Marilda da Conceição Martins - USP Daniel Marcolino Claudino de Sousa -
Renan Marcel Barros dos Santos - USP
PROJETO DE DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO NÚCLEO BÁSICO: UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA Margarete Winkler Marques Machado - PUCPR Guilherme Andre Dal Moro - PUCPR
Camila Tonezer - PUCPR
Eduardo Quadros da Silva - PUCPR
QUÍMICA DO COTIDIANO: ESTUDO DIRIGIDO EM CAPAS DE CADERNO ILUSTRADAS Aline Morel Cantarino Soares - PUCPR Vanice Fatima Schneider - PUCPR
Ricardo Padilha Vianna Filho - PUCPR
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO EM UMA ESCOLA RURAL MULTISERIADA Amanda Magagnin Moreira - UDESC Lucas Henrique Lange - UDESC
Franciele Kruczkiewicz - UDESC
Jurema Iara Reis Belli - UDESC
REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM FILME COM CRIANÇAS Vanessa Rocha Campos - UFJF Ingrid Pereira Cerqueira - UFJF
RELATO DE EXPERIÊNCIA - REALISMO NOMINAL Sara da Silva Cordeiro - PUCPR Luana Brunatti Silva Flasmo de Oliveira - PUCPR
Sirlei Cordeiro S. de Paulo - PUCPR
Niciléia Batista Silveira do Nascimento - PUCPR
Adriana Selski - SME-CURITIBA
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DIDÁTICA/METODOLOGIA CRÍTICA/PEDAGÓGICA DE ATUAÇÃO “PRÁXICA” EM CONTEXTOS DE LAZER NO SETOR PRIVADO Cae Rodrigues - UFSCAR Ricardo Peixoto Stevaux - UFSCAR
RELATO DE EXPERIENCIA DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO PIBID/PUCPR - E.M. VILA TORRES Fernanda Post - PUCPR Nubia Cristina Silva -
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O REPENSAR A DINÂMICA DO CONSELHO DE CLASSE NA ESCOLA Mara Regina Zluhan - UNIVALE Tânia Regina Raitz - UFPR
RESOLVER PROBLEMAS NÃO É PROBLEMA: APRENDER MATEMÁTICA COM ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS Thaís Rodrigues Miranda - UEL Fernanda Fernandes Hertel - UEL
Andreia Maria Cavaminami Lugle -
Adriana Haruyoshi Biason - SME-LONDRINA
SALA MULTIDISCIPLINAR E MULTISSERIADA: UMA ALTERNATIVA DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA Rosa Maria Bortolotti de Camargo - UFSM Denise Machado Moraes - UFSM
Helena ten Caten dos Santos - UFSM
SUBPROJETO DE QUÍMICA PIBID/PUCPR: MEDINDO A UMIDADE DO AR Jessica Fernanda Spinasse - PUC-PR  
TRABALHANDO COM PROJETOS: EXPERIENCIAS ENRIQUECEDORAS Sheila Karla Azevedo Paniagua - UNIRIO Sandra Rangel Gomes Castro - SEEDUC-RJ
Maria Auxiliadora Delgado Machado - UNIRIO
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL Gabriela Fontana Gabbi - UFSM Andressa Wiedenhoft Marafiga - UFSM
Jucilene Hundertmarck - UFSM
VISUALIZAÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID Heloisa Ferraro Severino - PUCPR Bruna Borges Batista - PUCPR
Vanice Fatima Schneider - PUCPR
Ricardo Padilha Vianna Filho - PUCPR
“TRIBOS MUSICAIS BRASILEIRAS”, UM RELATO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Mariana Beilune Abad - PUCPR Marcos Paulo de Carvalho - PUCPR
Evandro Afonso Rodrigues - PUCPR
Diversidade e Inclusão
Título Autor Co-autor(es) Ver Arquivo
A ATUAÇÃO DA ESCOLA FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS RELATIVAS A QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL Poliana Cristine Aureliano Guilouski - UEPG  
A DIVERSIDADE EM DEBATE: REFLEXÕES E ESTUDOS NA PERSPECTIVA DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES. Luci Helena Gasparotto Moser - SEED-PR Lucy Mara Conceição - SEED-PR
Maria Onide Balan Sardinha - SEED-PR
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS CLASSES MULTISSERIADAS Camila Casteliano Pereira - UTP Fabiana Aparecida Franco Rodrigues - UTP
Regina Bonat Pianovski - UTP
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Anabel Do Nascimento Adão - SEED-PR Dulce Mara Langhinotti -
ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO: ENRIQUECIMENTO ESCOLAR COMO PROPOSTA DE ATENDIMENTO Rosymari de Souza Oliveira - SME-GOIANIA Ivoni de Souza Fernandes - SEED-GO
Jorge Manoel Adão
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO SOBRE O QUE VEM DANDO CERTO Andreza Alves Moraes - UEMG Úrsula Monteiro da Silva - UEMG
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino - USP
Cintia Lúcia de Lima
| 1 | | 2 || 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 |